TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (TCE-MS)
Data de lançamento: 10/2025
Categorização: PÚBLICO INTERNO
Descrição:
O AuditorIA foi instituído como um ecossistema de soluções de Inteligência Artificial em ambiente controlado e seguro. Ele é projetado para atender às necessidades específicas do Tribunal, promovendo eficiência e inovação no desempenho das atividades institucionais, constitui a única plataforma autorizada para uso institucional pelos usuários internos do Tribunal , sendo vedado o uso de plataformas externas para fins institucionais (salvo exceções expressamente autorizadas). Essa restrição visa proteger a integridade e a confidencialidade dos dados processados. A governança é exercida conjuntamente pela Coordenadoria de Gestão de Dados, Informação e Inteligência Artificial (COGEDIA), pelo Comitê de Segurança da Informação (CSI) e pela Secretaria de Proteção de Dados (SEPROD). O uso deve observar princípios como transparência, segurança, não discriminação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o AuditorIA adota práticas de auditoria contínua para monitorar e avaliar o desempenho e a conformidade do ecossistema.
Modelo de IA adotado:
Agentes especialistas e grandes modelos de linguagem (Large Language Model-LLM) disponíveis no mercado: OpenAI GPT, o4-Mini, Gemini, DeepSeek, Claude, entre outros. Em resumo, o ecossistema suporta o uso de:
- Grandes Modelos de Linguagem (LLM): Modelos treinados em vastos conjuntos de dados para gerar textos de forma natural.
- Agentes de IA: Entidades autônomas capazes de perceber o ambiente e agir para atingir objetivos específicos.
- Ferramenta de Análise Preditiva: Soluções que permitem identificar tendências e antecipar cenários com base em dados históricos e em tempo real.
- IA Simbólica: Métodos baseados em regras e lógica para resolver problemas complexos de forma estruturada.
Resultados Obtidos / Almejados:
Segurança de Dados: Garantir que dados pessoais e sensíveis sejam tratados exclusivamente na AuditorIA, vedando seu uso em plataformas externas.
Mitigação de Riscos: Prover ferramentas para que o usuário possa verificar a precisão das informações e validar eventuais “alucinações” (respostas incorretas ou inventadas pela IA).
Conformidade: Assegurar o uso ético, transparente e alinhado aos princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, eficiência).
Eficiência Operacional: Reduzir o tempo de análise e processamento de informações, otimizando os fluxos de trabalho e aumentando a produtividade.
Inovação: Fomentar a criação de novas soluções baseadas em IA para atender às demandas emergentes do Tribunal.
Informações Adicionais:
O sistema é gerido pela COGEDIA, que fornece subsídios técnicos e suporte contínuo. A inclusão de informações legalmente protegidas é permitida exclusivamente neste ambiente gerido pelo TCE-MS.
O ChatTCE foi o primeiro produto disponibilizado dentro do ecossistema construído em parceria com TCU, contrato de licenciamento de solução de tecnologia da informação, denominado ChatTCU (TC 040.378/2023-3).
CONTATO