TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU)
Data de lançamento: 03/2023
Categorização: PÚBLICO INTERNO
Descrição:
Chatbot integrado a Large Language Model (LLM)
O ChatTCU aborda o desafio de otimizar a busca e a complementação de informações espalhadas, a leitura, a produção e a análise de grandes volumes de textos no Tribunal de Contas da União (TCU), um problema comum tanto no setor público quanto nas empresas. A necessidade de processar informações complexas, mantendo a precisão e a qualidade das decisões, é crucial para a eficiência operacional e para a transparência governamental.
O objetivo do projeto é melhorar a produtividade, ampliar a capacidade humana ao lidar com grandes volumes de dados e elevar a eficácia da redação e análise de textos no TCU, beneficiando diretamente os servidores do Tribunal e, indiretamente, o cidadão, ao contribuir para um controle externo mais ágil e efetivo.
Modelo de IA adotado:
Modelos OpenAI – GPT-5 Instant, GPT-5 Thinking, GPT-4.1, GPT-4o, o1, o3 Deep Research, o3,o4-mini;
Modelos Google (Gemini) – Gemini 2.5 Pro, Gemini 2.5 Flash;
Modelos Anthropic (Claude) – Claude 4.1 Opus, Claude 4.5 Sonnet;
Outros – DeepSeek R1
Resultados Obtidos / Almejados:
Esses números demonstram a aceitação da ferramenta, por fornecer respostas rápidas e precisas, além de sua utilidade para os usuários. Para medir o sucesso futuro, planeja-se utilizar métricas como economia de tempo de transação, administração de recursos, economia/evitação de custos, tempos de espera reduzidos, feedback dos usuários e retorno do investimento.
Os benefícios qualitativos incluem uma experiência de usuário melhorada, confiabilidade dos dados e contribuição para uma força de trabalho mais segura e eficiente. O ChatTCU também promove a inovação contínua e incentiva novas ideias e abordagens para alcançar resultados esperados.
Informações Adicionais:
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