TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (TCE-SP)
Data de lançamento: 05/2023
Categorização: PÚBLICO INTERNO
Descrição:
Assistente Natural de Inteligência Artificial.
O projeto ANIA tem como principal objetivo aumentar a produtividade dos funcionários do TCESP, por meio da aceleração das análises e da agilização dos processos de elaboração de documentos e de relatórios relacionados às auditorias e ao trâmite processual. O projeto abrange aplicações para a análise de documentação jurídica pertinente às atividades do Tribunal; de conversas privadas com dados não utilizados em treinamento; e de peças documentais em PDF, a partir de linguagem natural. Também permite elaborar consultas para investigações em bases de dados e, ainda, a interação com documentos processuais no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), amplamente utilizado nos órgãos governamentais.
Modelo de IA adotado:
Openai GPT-4.1
Resultados Obtidos / Almejados:
Entre os resultados esperados, está o aumento da produtividade dos colaboradores, mensurada pela utilização mensal do sistema, em torno de 25% de todo o conjunto de servidores do Tribunal. Ao se eliminar parte das tarefas rotineiras, que não demandam tanto foco técnico, bem como a melhoria e evolução da Engenharia de Prompts, percebe-se um aumento da adesão mês a mês. Além disso, com a melhoria dos prompts, processo natural dos usuários de LLM, trabalhos extensos de análises e consolidação de informações promovem a melhoria da qualidade nos documentos produzidos.
Desta forma, o resultado superou as expectativas iniciais e oportunizou novas iniciativas de acréscimos de funcionalidades que estão em andamento, com especial menção para a jurisprudência.
Informações Adicionais:
Em novembro de 2022, a comunidade de tecnologia da informação foi surpreendida pela incrível capacidade do modelo GPT-3.5. A fluência e a precisão desse modelo generativo trouxeram a inteligência artificial das universidades e da ficção científica para aplicações reais no cotidiano. No início de 2023, enquanto técnicos e usuários comuns ainda avaliavam os impactos e possibilidades dessa tecnologia, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) começou a explorar maneiras de incorporá-la aos seus processos. Não demorou muito para que, em maio de 2023, a primeira versão da ANIA (Assistente Natural de Inteligência Artificial) fosse lançada, permanecendo ativa até hoje. Essa versão continuou a evoluir com o aprimoramento dos modelos, chegando a utilizar o modelo 40 apenas poucos dias após seu lançamento oficial pela OpenAI. Além disso, neste ano de 2024 foram introduzidas novas funcionalidades, como a integração do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com a ANIA, bem como o ANIA.dados, que permite “conversar” em linguagem natural com bases de dados disponibilizadas. Além disso, em 2025, mais dois produtos foram incorporados à plataforma: a ANIA.audit, que automatiza inicialmente o procedimento da elaboração dos relatórios de auditoria de termos aditivos/modificativos/complementares com dados estruturados do Processo Eletrônico do TCESP e informações geradas com inteligência artificial retiradas dos documentos encaminhados pelos jurisdicionados e também a ANIA.juris, que utiliza a inteligência artificial gerativa para criar uma base estruturada com as decisões do TCESP sobre contratos, a fim de fornecer uma pesquisa mais simples e eficaz, além de dados essenciais para análises e jurimetria.
CONTATO