Rede STI dos Tribunais de Contas

Rede de Secretários de TI dos Tribunais de Contas conectando executivos de TI para
impulsionar a inovação tecnológica no setor público através da cooperação técnica.

O que é a Rede STI

  • A Rede STI foi oficialmente instituída pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), por meio da Portaria 62/2024.

  • A finalidade da rede é integrar os líderes de TI dos diversos Tribunais de Contas (TCs) do país — secretários e gestores de tecnologia — com o objetivo de promover cooperação, padronização de práticas e compartilhar experiências.

Objetivos e Missão

Colaboração

Fomentar a colaboração entre os TCs para que a tecnologia da informação seja um pilar consistente e alinhado ao controle externo.

Inovação

Promover inovação, governança e transformação digital no sistema de Tribunais de Contas, contribuindo para a eficiência institucional.

Governança

Compartilhar boas práticas, soluções técnicas, modelos de governança e ferramentas de TI de uso comum, de modo a evitar retrabalho e promover padronização entre cortes.

Documentação e Estrutura Formal

A constituição da Rede está formalizada pela Portaria 62/2024 da Atricon.

O Plano estratégico da Atricon para 2024–2029

A participação da Rede STI faz parte de um plano estratégico da Atricon para 2024–2029, cujo objetivo inclui “fomentar a participação das lideranças das áreas técnicas e de TI nas ações de integração do Sistema Tribunais de Contas do Brasil”.